Para compartilhar esse conteúdo, por favor utilize o link http://f5.folha.uol.com.br/voceviu/2015/12/1715075-japones-da-federal-faz-sucesso-e-ganha-ate-marchinha-de-carnaval.shtml ou as ferramentas oferecidas na página. Textos, fotos, artes e vídeos da Folha estão protegidos pela legislação brasileira sobre direito autoral. Não reproduza o conteúdo do jornal em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização da Folhapress (pesquisa@folhapress.com.br). As regras têm como objetivo proteger o investimento que a Folha faz na qualidade de seu jornalismo. Se precisa copiar trecho de texto da Folha para uso privado, por favor logue-se como assinante ou cadastrado.
Jornal Nacional" registra o pior novembro desde 1969
A concorrência contra o último mês de "Os Dez Mandamentos", da Record, fez o "Jornal Nacional" registrar seu pior novembro, não apenas em pontos de ibope, mas também na participação no universo de TVs ligadas (share).
No mês passado o principal telejornal da Globo fechou com 33,6% de share. No ano passado, sem concorrência com novela, esse índice foi de 40%. Dez anos atrás, foi de 54,3%. Em novembro de 2000 era de 61%.
Em pontos de ibope, o "JN" fechou o mês passado com 22,7 pontos, contra 25,4 pontos em 2014. A média de novembro foi uma das menores desde sua estreia em 1º de setembro de 1969.
Nas décadas de 70, 80 e mesmo 90, o "JN" chegava a ter 70% ou mais de participação no universo de TVs ligadas. Emissoras jamais lançavam programas no mesmo horário do telejornal, porque o fracasso seria garantido.
Porém, este ano, por causa da novela bíblica, a Globo chegou a espichar ou atrasar o telejornal - algo impensável alguns anos atrás.
Com o fim de "Os Dez Mandamentos", contudo, a situação deve mudar para melhor este mês, embora o "JN" não tenha mais o mesmo impacto.
Com a concorrência do noticiário da internet, das outras emissoras e a fuga de telespectadores para a TV paga, esses tempos de glória do "JN", provavelmente, ficarão no passado para sempre.
- TODOS
- MAIS CURTIDOS
- ESCOLHA DO EDITOR
Sole Miu
9 horas atrásEscolha do editorUm dos pontos negativo dos Teles Jornais da Globo no meu ver, que eles falam as noticias principalmente da saúde, segurança e educação sem cobrar uma posição firme, tudo porque os grandes patrocínios vem da Petrobras, Caixa Federal e Banco do Brasil, e poderá haver retaliação por parte desses órgãos.desgostoso
10 horas atrásEscolha do editorA queda do Jornal Nacional se dá pela falta de investimentos e não falta de notícias. Para economizar, falam e se alongam em noticias nacionais apesar de ter correspondentes fora do Brasil. Ou muda ou cancela de vez o jornalismo e fica sendo somente uma emissora de novelas, o que também já encheu.Paulo Macedo SP
10 horas atrásEscolha do editorO Jornal Nacional não se atualizou, seus apresentadores ficam lendo teleprompter e não podem expressar suas reais opiniões sobre o tema. Prefiro mil vezes o Jornal da band com o Ricardo Boechat ou o Jornal da Cultura.III Galindo III
10 horas atrásEscolha do editorTelevisão é entretenimento. Informação é na internet. Mas mesmo assim é preciso procurar muito bem pra achar de qualidade, seja o entretenimento na TV ou a informação na internet...Márcio Santana
10 horas atrásEscolha do editorViva a internet, onde cada publicação, é uma verdade do ponto de vista de cada um, e a tv, não seria só mais uma fonte de ponto de vista, de várias verdades que cada um acha!?Dias777
10 horas atrásEscolha do editorO JN e o Jornalismo da globo em geral ficaram pior depois dessa tentativa de permitir uma linguagem mais informal, que de informal não tem nada! Parece que eles tem uma lista de palavras que devem ser inseridas no texto, ficando repetitivo e medonho. A Globo na tentativa de agradar a todos acaba a cada dia que passa agradando menos gente.
Os comentários não representam a opinião do portal; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Leia os termos de uso
Leia os termos de uso